ABEST lança a
sexta edição do livro, dividido em três temas: Luar, Quentão e Bossa. A publicação é uma plataforma de
referência e pesquisa para o Inverno 2014
Uma narrativa dos estilos de vidas encontrados em cada região do
Brasil com pesquisas que inspiram artistas para a criação nacional. Com esse
propósito a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) lança a sexta edição do
+B Inspiração Brasil e a primeira sobre Inverno.
O livro tem a intenção de servir como plataforma de referência a
estilistas, designers, artistas, estudantes de moda e outros profissionais que
identificam e relacionam seu trabalho ao país. O material, que conta com o
apoio do Sebrae e da Apex-Brasil, é retratado em três temas: Luar, Quentão e
Bossa.
De acordo com o presidente da ABEST, Valdemar Iódice, a finalidade do +B é narrar o Brasil em ângulos distintos, ampliando as formas de olhar para dentro do nosso país. "Esperamos que os profissionais possam inspirar sua criação de forma bem brasileira, propiciando uma ampliação criativa no que é produzido aqui", afirma.
De acordo com o presidente da ABEST, Valdemar Iódice, a finalidade do +B é narrar o Brasil em ângulos distintos, ampliando as formas de olhar para dentro do nosso país. "Esperamos que os profissionais possam inspirar sua criação de forma bem brasileira, propiciando uma ampliação criativa no que é produzido aqui", afirma.
Luar: as noites ficam mais belas no inverno, com céu limpo e
estrelado
O primeiro tema do livro é marcado pela beleza do céu no inverno no sul do Brasil. Com as temperaturas mais baixas, a região fica ainda mais mágica com o luar e as estrelas iluminando as paisagens. Um verdadeiro convite para aproveitar a estação e enaltecer os mistérios e encantos de uma noite com céu azul escura aveludada com toques prateados dos pontos de luz mágicos procedentes do infinito.
Germano Afonso, Kalinka Serafim, Thais Beltrame, Capim Puro, Maurício Nahas, a marca associa da Doiselles e o Estúdio Árvore foram algumas das participações especiais que ajudaram com textos, ilustrações, fotos, peça conceito e estampas.
Quentão: cores, alegria e calor. Da aristocracia a festa popular
Quadrilha, dança, festa, música, fogueira, comidas típicas, arrasta-pé, cores quentes e alegres, bandeirinhas e animação. Com esse espírito o Brasil celebra as festas juninas. Em especial no norte e no nordeste, este período do ano ganha um colorido diferente, exuberante, influenciado pela corte francesa no Brasil. A dança realizada, aqui, pela aristocracia nos séculos XVI e XVII ganhou um olhar abrasileirado e mais popular com o passar dos tempos.
O tema Quentão mostra a riqueza das rendas, das estampas, das cores quentes e o desejos de esquentar o corpo dançando, seguindo o compasso da zabumba no chão de terra batida. A mistura das tramas, a mescla de tecidos e a vibração da quadrilha faz a alegria dessa festa popular.
Os profissionais que contribuíram na criação das imagens são: a produtora artística Zsa Zsa Fantini; o ilustrador Rubens LP; a fotografia de Gustavo Lacerda; a designer de jóias Rosely Kasumi, que desenvolveu um colar com o formato do mapa da Paraíba feito em lascas de árvore e musgo; a grife associada Cavalera, que criou uma peça conceito, o texto de Roberto Pires, entre outros que evidenciam as belezas deste festejo nacional.
Bossa: aconchego, música e vinho em boa companhia
A última etapa do livro demonstra o universo mais aconchegante das pessoas. O retrato puro, simples e o preto e branco das capas dos discos da Bossa Nova, o recolhimento e intimidade das metrópoles brasileiras nos tempos de inverno. Nada melhor do que escutar uma boa música. Em formas geométricas e com a cartela de cores em tons de branco e preto, com toques de neon e nuances de cinza, o tema transmite o encontro com a musicalidade, os acordes do violão que aquecem as noites frias das metrópoles nessa época do ano. A bossa traz minimalismo e o movimento concretismo nas artes plásticas e na arquitetura.
O tema contou com a parceria do ilustrador Denis Freitas, dos artistas plásticos Patrícia Maranhão, Saramello e Lucas Simôes, do fotógrafo Gustavo Zylberstajn, do bailarino Marcelo Santos, do estilista associado Vitorino Campos, da jornalista Vanessa Barone, do Ph.D em design Marcello Montore, entre outros artistas.
Com tiragem de mil e duzentos exemplares e 164 páginas, a publicação conta com uma diversidade de imagens exclusivas e produzidas especialmente para o +B Inspiração Brasil. Mais informações sobre a construção do livro, com detalhes, fotos e curiosidades no site da ABEST - www.abest.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário