A ginecologista e obstetra, Dra. Evelyn Prete, elencou os cinco cuidados femininos que são indispensáveis para aproveitar a estação com saúde e bem-estar
Embora o verão seja sinônimo de diversão, para as mulheres, a estação requer uma atenção ainda maior com a saúde íntima. “Durante calor a transpiração corporal aumenta e a região íntima fica mais abafada pelo uso das roupas, o que aumenta as chances de proliferação de alguns fungos e bactérias. O crescimento destes microorganismos se agrava, também, ao utilizar peças íntimas molhadas e/ou muito justas”explica Dra. Evelyn Prete, ginecologista e obstetra.
De acordo com a médica, o calor também pode influenciar na alteração da acidez da vagina e na redução dos bacilos de defesa da microbiota vaginal, que são responsáveis pela proteção da flora. “Uma das patologias mais comuns nesta época é a candidíase. Provocada pela fungo Cândida, que possui diferentes subtipos, esse micro- organismo tende a se desenvolver mais em ambientes quentes e úmidos.
Outro ponto de atenção que gera desconforto para muitas mulheres no verão e, principalmente, no uso de roupas de banho, é a menstruação. Para quem estiver “naqueles dias”, a ginecologista faz um alerta para redobrar, ainda mais, os cuidados íntimos. “Neste caso, tanto o absorvente interno como o externo podem ser prejudiciais para a saúde vaginal nos dias mais quentes e, sobretudo, para quem for à praia ou piscina em decorrência do abafamento e retenção da umidade”, aconselha. Segundo ela, optar por coletores menstruais e biquínis absorventes, que possuem o material adequado, são as melhores opções para aproveitar os dias de sol sem crise.
A seguir, a Dra. Evelyn elenca os principais cuidados íntimos para as mulheres aproveitarem o verão com saúde e bem-estar. Confira:
1. Hidrate-se
Benéfica para o organismo como um todo, a água tem papel importante na prevenção de algumas doenças e infecções. “Além da hidratação, a água ajuda a expelir as bactérias presentes na uretra e na bexiga. Sendo uma ótima aliada para evitar algumas patologias como infecção urinária e cistite”, conta a médica que é especialista em medicina fetal.
2. Roupas molhadas
Como abordado acima, ambientes e tecidos úmidos favorecem a proliferação de fungos e algumas bactérias. “Quando estiver na praia ou na piscina, procure ficar o menor tempo possível com as peças molhadas. Isso vale também para calcinha que, às vezes, pode ficar úmida devido ao um corrimento ou menstruação”. Segundo a ginecologista, nesses casos, o recomendável é fazer a higiene íntima e trocar a peça de roupa.
3. Higiene adequada
“Cuidar bem da higiene íntima é fundamental para manter a região limpa e livre de microorganismos indesejados. Sabonetes neutros e próprios para a região íntima são mais mais recomendados durante o banho”, aconselha a médica. Segundo ela, os produtos utilizados para lavar calcinhas e biquínis também devem seguir alguns cuidados, como evitar o uso de alvejantes e amaciantes e deixar secar em local seco e arejado.
4. Tecidos leves e frescos
Para os dias mais quentes, a médica recomenda optar por peças íntimas de algodão e evitar tecidos sintéticos como náilon e renda, visto que esses materiais dificultam ainda mais a transpiração. “Além das peças íntimas, durante o verão opte por roupas que ajudam a arejar a região íntima, como vestidos e saias”, recomenda Prete.
5. Dormir sem calcinha
De acordo com a médica, além de todos os cuidados citados acima, abandonar a calcinha na hora de dormir é um poderoso hábito para ser colocado em prática não só no verão, mas em todas as estações do ano. “Aproveite a hora de dormir para arejar a região íntima, essa é uma ótima forma de melhorar a saúde e evitar possíveis intercorrências", finaliza.
Evelyn Prete - @draevelynprete
Nenhum comentário:
Postar um comentário