Mudanças climáticas: muito calor, suor, dias úmidos, frios. Poluição do ar: com escapamentos, produtos fabris, fumaça de cigarro. Saúde: uso de medicamentos, excesso ou falta de hormônios. Beleza e lazer: cloro da piscina, sal do mar, processos químicos. São muitos os motivos que podem deixar os cabelos fracos, quebradiços e sem vida
Como cuidar e garantir cabelos belos e hidratados? Para começar é importante lembrar que a hidratação acontece de dentro para fora, ou seja, existem alguns pontos positivos que ficam quase escondidos.
Manter as madeixas hidratadas vai muito além de deixar os cabelos ensopados de creme. Pensando nisso, a Plancton Professional separou cinco dicas com uma especialista do time da marca para manter os cabelos saudáveis e hidratados. Acompanhe:
1) Produtos adequados: “É importante escolher um produto que seja adequado ao seu tipo de cabelo. Por isso, evite pegar o primeiro que encontrar, o que está na promoção ou aquele que tem a embalagem mais bonita. É preciso ter aquele cuidado extra, demandar um tempinho para ler as letrinhas miúdas do rótulo para entender quais as matérias-primas daquele produto”, indica Jéssica Annunziato, Técnica Capilar da Plancton.
2) Hidratação regular: o segredo dos fios saudáveis é manter uma rotina de tratamento. “Realize tratamentos de hidratação semanalmente ou a cada duas semanas, dependendo das necessidades do seu cabelo. Use máscaras capilares ricas em ingredientes naturais e hidratantes, como óleos naturais, manteigas vegetais e vitaminas”.
3) Proteção térmica: essa é a dica 2 em 1. A proteção térmica começa na temperatura da água da lavagem. Por isso, “é importante lavar o cabelo com água morna ou fria, pois a água quente pode remover os óleos naturais do couro cabeludo, deixando os cabelos ressecados e sem brilho”, indica Jéssica. “Além disso, sempre use um protetor térmico antes de usar ferramentas de calor, como secadores de cabelo, chapinhas, difusor ou modeladores de cachos. O calor excessivo pode danificar a cutícula do cabelo, levando à perda de umidade”.
4) Nutrição equilibrada: em qualquer consultório, os médicos sempre indicam uma alimentação balanceada para se manter dentro do peso e evitar possíveis doenças em decorrência de sobrepeso. Mas manter um prato adequado traz inúmeros benefícios para o corpo em geral, e não apenas para concordar com o número da balança. “Mantenha uma dieta rica em nutrientes essenciais, que inclua vitaminas, minerais e proteínas. Elas são tão importantes para o bom funcionamento do organismo quanto para a saúde do cabelo e do couro cabeludo”, explica a técnica. Ah, e não esqueça de beber muita água!
5) Por último, mas não menos importante, não exagere nos produtos: segundo os especialistas, essa é uma dica de ouro e deve ser encarada com seriedade. Por isso, evite o uso excessivo de produtos capilares, como spray de fixação, mousse e gel com uso diário ou alternado, pois esses produtos podem se acumular nos fios e deixá-los mais propensos à desidratação. É importante deixar os cabelos “respirarem” entre as aplicações desses produtos para evitar a quebra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário