A Cápsula #1 2024 tem curadoria dos estilistas da Cedro, Eduardo Paixão (também gerente de Estilo da textil) e Rubens Avendanha, traz quatro designers de moda e estilistas que se destacam por seus trabalhos no segmento jeanswear. São eles: Miguel Santos (Caruaru/PE), Carlos Eduardo Guedes Soares (BH/MG), Isadora Tardelli (Fortaleza/CE), Joelma Baldissera (Jaguaruna/SC)
A Coleção Cápsula #1 2024 é um projeto que, há três anos, valoriza jovens talentos brasileiros que estão despontando na moda nacional, em diferentes regiões do país. “Nossas duas Coleções Cápsula anuais são um verdadeiro hub criativo de jovens talentos da moda brasileira. A cada edição, novos nomes são selecionados, abrindo espaço e dando total liberdade de criação para que esses profissionais mostrem seus trabalhos”, destaca Joanna Carrara, gerente de Marketing da Cedro.
Confira:
Miguel Santos – Look Vestido Corisco Azul – Caruaru (PE)
Inspirado no tipico figurino do cangaceiro de Pernambuce - desconstruido por meio de uma releitura bem feminina e glamourosa, que evoca a força, a coragem, a beleza e a graça da mulher nordestina - o vestido Corisco Azul traz na sua essência a rica tradição cultural do Nordeste brasileiro, misturada à modernidade do jeans e de outros elementos aplicados Assinado pelo estilista Miguel Santos, de Caruaru (PE), o look consiste em um tubinho de corte simples, com duas lavagens do jeans Arkansas Il da Cedro: o azul intenso e 0 claro (baby blue).
Essa base é ornamentada com aplicações de strass e pedranias, que agregam mais sofisticação e luxo à peça e valorizam detalhes ricamente trabalhados a laser, que representam icones da cultura nordestina. A idela de Miguel foi combinar o charme rústico do jeans com detalhes delicados da moda fashion, incorporando "manualidades` e simbologias do sertão trazidas pela coroa portuguesa, como os arabescos dos gibões, a Flor-de-lis, o Selo de Salomão e as moedas de ouro, retratadas por uma saia glamourosa que completa o vestido".
Carlos Eduardo – Look Parangolé – Belo Horizonte (MG)
Perfil estilista Carlos Eduardo Guedes Soares A formação em moda, figurino e arte se reflete no seu trabalho e no conceito da sua marca. Natural do Vale do Jequitinhonha (MG), o artista têxtil Carlos Eduardo Guedes Soares iniciou na carreira em 2017, quando criou sua marca própria: a Benedito. "Criei a Benedito como forma de usar a moda para falar de arte e cultura, que é a essência do meu trabalho. Minha principal inspiração é o Vale do Jequitinhonha, onde cresci e vivi até meus 17 anos, Imprimir nas roupas as riquezas culturais das minhas origens, elementos da minha memória afetiva, como o fuxico, o crochê, as bonecas de cerdmica, tudo iss0 agrega valor e conceito artistico as minhas cnagoes", reflete estilista mineiro.
Atualmente, Carlos Eduardo assina como designer téxtil da Nammos Resortwear. Seu trabalho autoral também Ihe rendeu passagens por marcas famosas, entre elas a de Ronaldo Fraga mineiro que referência na moda arte internacional. Essas experiências pela área de estilo We permitiram exercitar, fortalecer e ampliar seu potencial de trazer a arte para a roupa. "Me encontrei neste segmento, a liberdade de transitar por diferentes estilos da moda e das artes plásticas, com criações em que a roupa ganha status de "moda arte", de figurino teatral, instalação artística ou manifestação cultural, Como as releituras do Parangolé, sempre presentes nas coleções da Benedito e, agora, com uma versão para a Capsula da Cedro, que representou um espaço aberto para minha criatividade".
Isadora Tardelli – look Cores do Sol – Forlateza (CE)
"Ver a dança do sol, todo inicio e fim de dia, me inspira e me conecta à benção de ser cearense (mesmo que de coração). Admirar as coloridas dunas, em surtons de amor quentinho, dá o tom dessa estação de clima único: o calor. O Ceará faz brotar da terra boas histórias, escrevendo vividos enredos dos famosos cordéis. Manualmente, vou bordando as peças que marcam minha coleção. O look consiste em uma bermuda, com colete e um bucket, que é uma releitura bem cearense desse chapéu que é um clássico da moda mundial, Tudo feito com o jeans Safir, da Cedro Téxtil.
Isadora usou uma lavagem mais rosada, que remete a cor do pôr do sol refletido nas dunas do Ceara, um dos tons da nossa dança das areias coloridas. Já os bordados representam as "manualidades" e simbolismos cearenses, que são as dunas, locais, sol, cacto, flor de mandacaru e desenhos típicos de cordéis.
Joelma Baldisserra – look Onça Preta – Jaguaruna (SC)
Inspirado na mulher fashion, moderna, ousada e protagonista da própria vida, o quarto
look da Coleção Cápsula #1 2024 traz no seu conceito características muito presentes
na essência da marca Onça Preta e na personalidade de sua criadora, Joelma
Baldissera, de Jaguaruna (SC). O look consiste numa wide leg - calça
com caimento mais largo nas pernas e sem bolsos -, um cropped com uma flor como
elemento principal e cinto. Tudo feito em Denim Nero da Cedro, na cor ônix, com leve
lavagem stone: processo de lavanderia que usa pedras para desbotar o jeans.
Para essa criação moderna e inovadora na mistura de estilos e elementos, o editorial
da Cedro explorou essa versatilidade na composição. “O cropped foi transformado no
elemento artístico do ensaio fotográfico, ornamentando a cabeça da modelo, como um
chapéu. Em algumas imagens, demos um close para evidenciar a beleza da rosa
criada pela estilista”, diz Eduardo Paixão, gerente de Estilo da Cedro.